Conclusão
Uma das características da globalização é a competição feroz entre as empresas para conseguir baixar preços e oferecer produtos melhores. Isso implica corte de custos, que na maioria das vezes quer dizer corte de empregos. A globalização obriga as empresas a enfrentar uma brutal transformação. Elas precisam ser mais competitivas para enfrentar a concorrência estrangeira.
Para conseguir preços melhores e qualidade da mais alta tecnologia na guerra contra os concorrentes, as empresas cortaram custos. Esse corte se torna mais visível no emprego, devido à automação e à tecnologia que está cada vez mais presente.
Devemos estar conscientes de que a globalização em tempos de calmaria provoca mudanças positivas e em seus tempos de crise, arrasa economias frágeis. Precisamos ainda aprender a controlar as forças desencadeadas pela globalização para que esta não provoque efeitos negativos para a maioria da população.
Percebemos que a globalização não é uma coisa boa ou má, ela ocorre desde o principio das civilizações, mas ficou evidente somente nessas últimas décadas com o desenvolvimento tecnológico e as grandes mudanças que vem ocorrendo.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário